QUICK GLIMPSE

... na superfície ocular , na doença dos olhos secos e nas lentes de contato  ... juntamente com algumas idéias para TERAPIA

ZIELGRUPPEN-Symbol-Bilder VERSCHIEDENE 4 PATIENT mit Auge.jpg

Escolha o seu CAPÍTULO de Interesse - ou simplesmente leia ... o que pode ser mais instrutivo


 

A SUPERFÍCIE OCULAR


A SUPERFÍCIE OCULAR ... é a parte anterior úmida do olho

O brilho da superfície ocular vem do filme lacrimal ...

... que mantém a umidade permanente da superfície ocular.


A OCULAR SURFACE  realiza os primeiros passos do VISION

A SUPERFÍCIE OCULAR  é aquela parte do olho que permite a entrada da Luz.

Somente depois de passar a superfície ocular

... pode esta luz provocar respostas da Retina na parte de trás do olho

... que depois permitem que o Cérebro "curioso" construa uma imagem do mundo exterior na tela da consciência.

Sem uma Superfície Ocular saudável e funcional, todos os outros passos do Processo de Visão que acontecem mais tarde e mais além, são basicamente sem sentido.


A SUPERFÍCIE OCULAR  deve ser permanentemente úmida

Nossa superfície ocular tem a exigência biológica de estar permanentemente úmida - sempre e em toda parte - para manter transparente a janela transparente da córnea.

A umidade é produzida pelas glândulasassociadas da superfície ocular e é denominada como Lágrimas" .

Uma vez que estamos vivendo em um ambiente seco com uma atmosfera de ar, é realmente muito trabalhoso preservar este pequeno nicho´´cológico´´ da Superfície Ocular - sempre e em qualquer lugar!

PS: * exceto pelo umedecimento da Superfície Ocular, Lágrimas também são úteis para dar um sinal emocional para os nossos companheiros seres humanos de que estamos excepcionalmente tristes ... ou provavelmente excepcionalmente felizes ao eliminar "lágrimas de alegria"

Opening the eye lids for the entrance of light ... puts the Ocular Surface in some kind of a DILEMMA

The requirement of Moisture  - ´always and everywhere´  - confronts the ocular surface with a problem or, more positively thinking, this gives it the change to deal with a Challenge

Light can only enter the eye when the eyelids are opened ...

... on the other hand, opening of the eyelids would at the same time immediately deprive the Ocular Surface tissue of its moisture and it would start to dry out.

To solve this Dilemma, the Ocular Surface has to apply a ´Trick´:  A very narrow layer of fluid is formed from the tears - this is for obvious reasons termed as the Tear Film. 

The Tear Film is thick enough to preserve the moisture for the underlying cells of the tissue but not too thick in order not to harm the transmission of light.

The Ocular Surface in fact manages to be even more ingenious, because it solves the dilemma by even improving the passage of light through the presence of the Tear Film.  The Tear Film fills in all subtle inequalities of the ocular surface and thereby provides a perfectly Smooth Surface layer for perfect refraction of the incoming light that allows for perfect Visual Acuity.


Abrindo as tampas dos olhos para a entrada de luz ... coloca a Superfície Ocular em algum tipo de DILEMA

O BLINK

As Lágrimas são transformadas no fino e homogêneo Filme do Ouvido T ...  através do Movimento Coordenado  das Tampas Oculares - o BLINK .

Durante o piscar, a tampa superior do olho limpa a superfície anterior do globo ocular e distribui as lágrimas no filme lacrimal .

 

 

 

 

 

A FILME lacrimal

OSCB-Berlin.org_Dry-Eye-Disease,-Trockenes-Auge,-(c)ENK_Only-the-thin-homogeneous-Tear-FILM-guarantees-HEATH-and-clear-VISION-2x3D.gif

Somente através do movimento coordenado de piscar das pálpebras , juntamente com a composição muito especial das Lágrimas, é possível formar um FILME lacrimal  que é extremamente fino (apenas cerca de uma centena de milímetro).

Ao mesmo tempo, esse filme lacrimal muito estreito ainda deve ser estável para permitir que o cérebro curioso consiga uma imagem suficientemente focalizada do mundo exterior.

O filme lacrimal deve permanecer estável por pelo menos 10 segundos, em média, até que eventualmente se rompa e desencadeie um estímulo que induz uma nova piscada que forma um novofilme lacrimal.

Dito isto ... todas as principais coisas são basicamente nomeadas ... A pré-condição funcional básica na superfície ocular para a visão é um filme de lágrima estável . Isto é conseguido pelos Complexos Funcionais Básicos de Secreção / Produção de Lágrimas pelas glândulas oculares e pela Formação Física de Filme Lacrimal pelo movimento de piscar das pálpebras.


DOENÇA OCULAR SECA

. . . ´ Depois que o MOIST se foi ´   . . . 

SE NÃO existir FILME DE Lágrima (suficientemente) estável está presente ... isso eventualmente resultará em OLHO SECO.

Diferentes fatores de influência podem prejudicar o FILM lacrimal

OSCB-Berlin.org_(c)ENK_Trockenes-Auge,-Dry-Eye-Disease,-Contact-Lens,-Kontaktlinse__RISK FACTORS for DRY EYE DISEASE, RISIKOFAKTOREN für das TROCKENE AUGE (Ohne Text)_20_,jpg.jpg

A formação e preservação do Tear FILM é muito trabalhosa no ambiente seco em que vivemos e , portanto , é muito vulnerável .

O Filme Lacrimal depende de uma infinidade de Fatores de Influência muito diferentes, que podem, de uma ou outra maneira, ter uma influência positiva ou negativa.

Todos os fatores de influência negativa são Fatores de Risco  - eles podem, mais cedo ou mais tarde, levar a uma condição de Olho Seco - particularmente quando se tornam crônicos.  

O grande número de fatores de influência que podem parecer não relacionados à primeira vista pode fazer com que a Doença de Olho Seco apareça como uma “ Condição Tricky ” - mesmo que seja basicamente direta.


Deficiência do Filme lacrimal leva à Destruição Celular, IRRITAÇÃO, Inflamação e DOR 

O filme lacrimal tem a função de impedir a secagem do tecido da superfície ocular. Portanto, a consequência mais imediata de uma condição de olho seco é tipicamente a Secagem e, portanto, a Destruição do Tecido da Superfície Ocular . 

As pálpebras podem então ser seladas com muco pegajoso e incrustações. 

Isso resulta em uma irritação das fibras nervosas " em descida"  .  Elas transmitem irritação ocular  de vários graus e podem levar à dor que é frequentemente descrita dentro e ao redor, ocasionalmente atrás do olho. Reações inflamatórias  podem reforçar todo o processo , levando à destruição tecidual grave e à síndrome da dor crônica . 

... e a acuidade visual é diminuída, o que normalmente leva à VISÃO BORRADA 

Como o Filme Lacrimal também tem uma função importante para a refração da luz  e, portanto, para a acuidade visual, não é surpresa que a perturbação visual seja freqüentemente relatada na Doença da VisãoSeca, tipicamente em termos de acuidade visual instável  e visão turva.


ALGUMAS IDÉIAS PARA TERAPIA NA DOENÇA OCULAR SECA

Como tratar a doença do olho seco  ?

Na maioria dos casos, há uma deficiência do Tear FILM com base em uma falta qualitativa ou quantitativa de Componentes Tear. 

Portanto SUPLEMENTAÇÃO TEAR , ou seja, a adição de componentes lacrimais ausentes - na forma de colírio ou spray - é a opção terapêutica mais utilizada.

Às vezes, isso é chamado de " Substituição de Lágrima " - mas, como as Lágrimas com todos os ingredientes podem (infelizmente) não serem substituídas no presente e no futuro previsível, o termo " Suplementação " parece mais apropriado.

Todos os diferentes tipos de colírios baseados em soluções aquosas com muitos ingredientes adicionais diferentes estão disponíveis, principalmente como prescrição livre de produtos de balcão.


A falta de OIL  é o principal ponto de partida na maioria dos pacientes com Sintomas de Olho Seco

 

De acordo com o conhecimento científico atual, a grande maioria , ou seja, quatro dos cinco pacientes com uma condição de olho seco, que não têm uma primária falta de água, mas sim uma FALTA PRIMÁRIA DE ÓLEO  no filme lacrimal . 

Isto leva a na evaporação de água e vincado de vincado estabilidade do filme lacrimal .... com uma perda de água secundária.

Portanto, na maioria dos pacientes, não parece fazer muito sentido nos dias de hoje usar produtos que não contenham lipídios de uma ou outra maneira.

Pode ser possível substituir o efeito dos lipídios no filme lacrimal por outros compostos, ou simplesmente usar somente lipídios, por exemplo, como um spray lipossômico. ... Em outras palavras, os  LIPÍDEOS  ou compostos respectivos devem ser hoje em dia um componente de uma Terapia de Suplementação de Ruptura típica.


A falta de óleo é tipicamente devida a uma disfunção das glândulas Meibomianas dentro das pálpebras.

 

OSCB-Berlin.org_(c)ENK_Trockenes-Auge,-Dry-Eye-Disease,-Contact-Lens,-Kontaktlinse__A LACK of OIL is typically due to Dysfunction of the Meibomian Glands.gif

A falta de óleo  na superfície ocular é tipicamente devida à Disfunção da Glândula Meibomiana  ( DGM ) , uma condição predominantemente obstrutiva das pequenas glândulas produtoras de óleo dentro das pálpebras.

As glândulas são bloqueadaspor secretum inspissated e por queratinization excessivo - conseqüentemente o óleo inspissated acumula dentro das glândulas. 

A força muscular durante o piscar das pálpebras normalmente ajuda a expressar o óleo das glândulas Meibomianas.

Raros O piscar é considerado um fator importante para a falta de óleo no filme lacrimal e, possivelmente, um co-fator para o início da disfunção da glândula.

O piscar forte pretendido é conhecido como uma maneira simples de aumentar a camada de óleo no filme lacrimal e, assim, melhorar a estabilidade do filme lacrimal, a fim de evitar a secura da superfície ocular. 


TERAPIA FÍSICA PÁLPEBRA

Terapia de pálpebra física é relatada para restaurar a função das glândulas Meibomianas nas pálpebras ... e, assim, melhora a doença ocular seca

As  opções da Terapia da Pálpebra Física referem-se ao fato de que a melhora da doença das glândulas palpebrais e meibomianas é baseada em técnicas físicas simples, mas eficazes, como aquecimento e umidificação , bem como massagem manual e expressão das glândulas com subsequente lavagem e limpeza da margem palpebral. . 

É certamente importante notar que, antes de quaisquer manipulações feitas nas pálpebras e nos olhos, um clínico deve sempre ser consultado para um diagnóstico esclarecido e para recomendações terapêuticas!

Parece necessário que a Fisioterapia seja feita como uma terapia permanente, na melhor das hipóteses, duas vezes por dia - porque uma doença crônica geralmente requer uma terapia crônica!


TERAPIA FÍSICA consiste em 3 Passos

(1) AQUECIMENTO das pálpebras

  • AQUECIMENTO, preferencialmente junto com umidade
  • por pelo menos 10 minutos
  • atingir uma temperatura de 40 ° C dentro da pálpebra e, portanto, dentro das glândulas Meibomianas
  • serve para refazer a liquefação do óleo dentro das glândulas Meibomianas.

 

Para atingir 40 ° C no interior da pálpebra, uma compressa / pano quente úmidoligeiramente mais quente (42-45 ° C)  deve ser reaquecido (por exemplo, em uma tigela maior de água quente) a cada dois minutos, como demonstrado pelos estudos. 

A umidade adicional serve para suavizar as escamas epiteliais cornificadas e incrustações lipídicas na margem palpebral.

Máscaras de gel comercialmente disponíveis ou mesmo googles eletricamente aquecidos e umedecidos podem tornar o esforço potencialmente laborioso da fisioterapia, duas vezes ao dia, consideravelmente mais fácil ... 


(2) Tampa subseqüente MASSAGEM para EXPRESSAR e aliviar as glândulas obstruídas 

  • quando o óleo que está preso dentro das glândulas Meibomianas está suficientemente aquecido, ele se tornará mais líquido novamente
  • uma massagem cuidadosa das pálpebras pode então expressar o conteúdo patológico das glândulas Meibomianas na margem da pálpebra
  • a massagem deve ser sempre direcionada para o orifício da glândula na margem da pálpebra, ou seja, para a fissura palpebral (como mostrado na animação à direita)
    • a pálpebra superior é assim massageada para baixo
    • a pálpebra inferior é massageada para cima
    • quando o óleo é muito duro e insuficientemente re-liquefeito, pode ser necessário executar uma expressão mais vigorosa da pálpebra, por exemplo, entre dois dedos
      • durante qualquer procedimento aplicado ao olho por um leigo, deve sempre ser salvaguardado que nenhum dano e ferimento são causados o olho, pálpebras e glândulas! 

(3) Margem da Pálpebra / Tampa HIGIENE conclui fisioterapia 

  • finalmente, a margem palpebral junto com a base dos cílios poderia ser limpa
    • do óleo patológico expresso
    • de bactérias e produtos bacterianos que ocorrem em cada margem normal da pálpebra, mas aumentam na doença
    • da pele cornificada escama que deposita na margem da tampa
  • A Higiene da Margem da Tampa pode ser feita através de uma limpeza sem sabão ou da “abertura” da tampa com uma vareta com ponta de algodão ou uma almofada cosmética para remover quaisquer detritos, incrustações e espuma da margem da tampa.
    • parece importante evitar sabão, xampu ou quaisquer outros detergentes, como tem sido recomendado ocasionalmente, porque isso poderia prejudicar a camada lipídica do filme lacrimal. 
    • Soluções oleosas de qualquer tipo parecem mais adequadas para a limpeza das pálpebras.

 

 

A vantagem de tais opções de fisioterapia é, certamente, que isso pode ser feito principalmente em casa pelos próprios pacientes . Pode parecer uma desvantagem que a fisioterapia e, em particular, a higienização da pálpebra devam ser feitas rotineiramente uma ou duas vezes por dia, semelhante, por exemplo, à escovação dos dentes, mas requer um pouco mais de tempo.

Estão disponíveis kits de limpeza de pálpebras comerciais que contêm tudo o que é necessário em um conjunto pré-preparado e podem facilitar muito a higiene das pálpebras. 

 

 

  • Por favor, lembre-se: uma tampa de olho feliz normalmente faz um paciente de olho seco feliz   !

  ... ou, para reescrevê-lo da maneira romana: " palpebra sana in corpore sano " - citação não comprovada de Clarissimus  GALEN   ;-)

- - -

Várias outras OPÇÕES DE TERAPIA são discutidas em outros capítulos das   páginas em inglêsdo site de informações da OSCB.

LENTES DE CONTATO

LENTES DE CONTATO  são uma fantástica ferramenta ótica  ... personalizada para a superfície ocular

 

As lentes de contato são uma fantástica ferramenta ótica com algumas vantagens ópticas claras em comparação com os óculos .

Ao mesmo tempo, proporcionam maior liberdade para atividades ao ar livre, esportes e eventos da sociedade.

As lentes de contato são, como seu nome indica,  em contatodireto com a superfície ocular .

As lentes de contato estão de fato no meio da Unidade Funcional da Superfície Ocular - com potencial influência em todos os tecidos e no filme lacrimal . 

Lentes de contato, portanto, têm um papel um pouco ambíguo para a superfície ocular - com prós e contras .


As lentes de contato estão nadando no olho ...  e, portanto, têm maiores exigências para o filme lacrimal

As lentes de contato podem ser usadas para fins médicos , como a correção óptica de uma forma corneana irregular ou para a proteção do olho, por exemplo, em casos graves de doença ocular seca.

Por outro lado, as Lentes de Contato têm maiores exigências para a quantidade e / ou qualidade do filme lacrimal .

Pode muito bem ser que um indivíduo com um filme lacrimal normal limítrofe, que ainda esteja sem sintomas, possa desenvolver sintomas de Olho Seco  ao inserir uma lente de contato comum de hidrogel mole.

Um efeito colateral típico das Lentes de Contato é, portanto, o aparecimento dos sintomas do Olho Seco e, eventualmente, provavelmente da Doença dos Olhos Secos.

Por outro lado, um indivíduo com uma severa doença de olho seco pode lucrar com a aplicação de uma chamada lente de contato especial “escleral” que é capaz de preservar a solução lacrimal sob as lentes de contato e na frente da córnea. 


HIGIENE é uma questão crítica no uso de lentes de contato

 

As lentes de contato tiveram grandes melhorias nas últimas décadas .

Isso levou a uma redução na frequência e gravidade dos efeitos colaterais.

I nsufficient higiene  pode levar a infecções graves e que ameaçam a visão em uso de lentes de contato . 

Esta ainda é uma questão importante,  especialmente para usuários inexperientes.

Devido ao uso crescente de lentes de contato descartáveis ara uso a curto prazo, particularmente  descartáveis diários , o risco de infecção pode ser reduzido. 

Encontre mais informações abaixo em => Lentes de Contato e a Superfície Ocular